Retalhos e Devaneios

Retalhos e Devaneios

Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 SEM ESPERANÇA!!!

Sim!!!! Isto mesmo!!!! Enquanto todos desejam esperança para o ano que nasceu, pequeno e tímido, eu aqui envoco: nada de esperança para este novo ano, por favor nada de esperança!!!! Digo isto porque desde que li, a tempinho atras a idéia de Nietzsche a respeito da esperança, passei a olhá-la com muita, mas muita desconfiança, afinal, vai que ele está certo? Segundo Nietzche "... a Esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento....", isso significa que segundo este filosofo a esperança conduz a apatia e logo o sofrimento, a ilusão apática, de que tudo vai melhorar um dia, e com esta espera esperançosa, tornamo-nos reacionários de nossas vidas, esperando que um dia tudo mude para melhor.
Nietzche, claro, vai buscar na mitologia grega a explicação para o seu raciocínio, e vai até a "Caixa de Pandora" (se não leram esta mitologia leiam, vale a pena!!!) desvendendo então o início dos males humanos. Pandora que devido sua imensa curisidade (feminidade, mas a culpa todo a do vingativo Zeus! Não acusei a Pandora), abre a caixa proibida, seu ato curioso e impensando faz com que os males, até então adormecidos e presos na caixa, se espalhem pelo mundo atingindo a humanidade, até então vivendo na paz. Pandora assustada ao ver sair a dor, a inveja, as doenças, enfim, tudo de ruim que nos assola, fecha rapidamente a caixa, após percebe que um dos males ficou, mas decide libertá-lo para que amenize a dor da humanidade, fazendo com que as pessoas suportem a tudo, e eu pergunto quem era o último mal? Sim!!! A Esperança!!!!! E é aí que Nietzsche desenvolve sua teoria do mal que é a Esperança!!!!

Então lamento ser direta: seu emprego não vai melhorar, o país não vai melhorar, os corruptos não vão criar vergonha na cara, a justiça não vai funcionar, a humanidade não evoluirá em sentimentos e coletividade, não teremos um ano melhor, perca suas esperanças. Mas, vamos lá!!! Pensemos na solução, que é o que o filósofo nos aponta, se não há esperança devemos nos matar, suicídio coletivo? Não pessoas, se esperança combina com espera, façamos o contrário, sejamos cada um de nós protagonistas das mudanças, vamos lá!!!! Ação!!!!!!

2011 só pode ser melhor se você mudar o que deseja, se vc fizer o que pode e não pode. Não espere por coisa alguma, não tenha esperança, mas atinja tudo que pode, melhore tudo que for possível. Para 2011 desejo muita ação!!!!!!! Revolução interior!!!!!! Atitude!!!!!! Aí sim 2011 melhor!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário